quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Jantarada de CCO
Ora bem, neste jantar, a se realizar no dia 19 de Dezembro, haverá comida, bebida [óbvio], prémios e claro surpresas! 'Surpresas?' perguntam vocês. Sim surpresas, não é um jantar qualquer de Natal mas sim o de CCO.
Para este jantar o ponto de encontro será às 19:45 no Pingo Doce da Estrada Monumental [aquele que fica ao lado do chinês] e o restaurante será Casa Itália II.
Quaisquer dúvidas é só comentar o post ou então se dirigir a mim. Visto ainda termos tempo de manobra até o dia em questão, estou disponível a ouvir opiniões e sugestões.
Chamo-vos também à atenção que a votação para o Caloiro do Ano de CCO já começou e dou os meus parabéns à Buzica por ter conquistado o título de Caloira do Ano. Tá a votar, que nós queremos entregar prémios !
Cumprimentos Académicos,
Pocoyo
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Conselho Geral
Caros Colegas...
Como é do conhecimento (ou deveria ser) geral, começa hoje a campanha para os representantes dos estudantes no Conselho Geral da UMA, que culminará um dia antes das votações (período de reflexão), para depois no dia 4 de Dezembro das 10 às 20 todos nós exercermos o nosso direito de voto.
Para quem não sabe o que é o Conselho Geral, aqui vai umas achegas....
O Conselho é constituído por 20 membros, 11 docentes, 6 entidades externas a serem cooptadas (escolhidas ou convidadas) e 3 alunos. Estes três alunos serão eleitos pelo período de dois anos.
As principais competências desses representantes no Conselho Geral são:
• Proceder a alterações nos Estatutos da UMa;
• Eleger o Reitor;
• Apreciar os actos do Reitor e do Conselho de Gestão;
• Propor as iniciativas consideradas necessárias ao funcionamento da UMa;
• Designar e exonerar o Provedor do Estudante, ouvido o Senado, e os Presidentes
dos Institutos;
• Aprovar as linhas gerais de orientação da UMa, no plano científico, pedagógico,
financeiro e patrimonial, propostas pelo Reitor;
• Aprovar a proposta de orçamento, apresentada pelo Reitor;
• Fixar as propinas devidas pelos estudantes, propostas pelo Reitor;
• Criar, transformar ou extinguir Centros de Competência, sob proposta do Reitor;
• Criar, extinguir, alienar ou associar Institutos de Inovação à UMa, sob proposta
do Reitor.
Visto que o Pocoyo deu a sua posição em relação à lista que porventura é a sua candidata, eu vou dar a minha.
A minha lista candidata para o Conselho Geral é sem sombra de dúvidas a mais preparada, visto que, todos sem excepção representam ou representaram os seus colegas, sendo em conselhos de curso, conselhos pedagógicos, Senado, Assembleia Estatuária da UMa, incluindo ainda ligações à AAUMa e à representação da mesma no Conselho Regional de Juventude da RAM.
Apresento-vos então os membros:
- Magda Ascenção;
- Odílio Nóbrega;
- Lénia Serrão;
- Rúben Sousa;
- Felipe Oliveira;
Esta lista tem uma forte e rigorosa estratégia delineada para o seu mandato, caso venham a vencer, e é uma lista que, e passo a citar o nº 5 do artigo 17 dos Estatutos, “não representam grupos nem interesses sectoriais e são independentes no exercício das suas funções”, lutando apenas pelos interesses e direitos de todos nós.
Esta lista conta já com o apoio de vários alunos, sendo eu, um deles, e com o importantíssimo apoio da AAUMa.
Por estas razões e pelas que vos serão dadas durante a campanha….
F é a vossa Lista! F é a lista da UMA! F é a lista para o nosso Futuro!
Votem F!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Que comecem as votações !
Note-se também que normalmente a escolha é reservada aos praxistas/trajados mas decidimos expandir isto a todos os que quiserem votar. Como já devem ter reparado, entre as escolhas não estão os nomes de todas as caloiras de CCO mas apenas o nome daquelas que mais se destacaram.
Destacaram-se como:
- Buzika - indubitavelmente a fã nº1 do Tintim; a apanhar patos ninguém a bate e por pouco não fazia com que os caloiros ganhassem aos praxistas (inadmissível) nas charadas;
- Pirolito - também conhecida por Miss Bóbó, a chaminé andante deste ano em CCO, ela divertia-se mais que nós nas praxes, esteve presente em quase todas as festas académicas;
- Azeitona - nunca se queixou das praxes (coitada se o fizesse) e esteve gigantesca no dia dos jogos no jardim, é caso para dizer que é uma "mulher com tomates";
- Abacate - a nossa Amy Winehouse (acessório da cocaína não esquecido) destacou-se no dia do mundo V.I.P. e esteve tal e qual a verdadeira Amy em alguns concertos (nem letra sabia), apesar de já não estar na nossa Universidade merece estar aqui presente visto ter sido baptizada com os restantes caloiros;
- Ursinho Carinhoso - a obediente, se a mandássemos atirar-se de uma escadaria, ela fazia sem resmungar, o pedido mais original e claro sempre presente nas praxes;
- MilkShake - apesar de a sua voz ela gritava bem alto, fazia-se ouvir e chamava a atenção pelos seus fatos vistosos (não esqueçamos a Pink, ou terá sido a Avril Lavigne?)
- Bijour - outra que não gostava de perder festas, apesar de caladinha quando imita um leão põe toda a gente a mijar nas calças, mas de riso.
Mas não só de praxe vivem os alunos da UMa, como é do vosso conhecimento (ou não) estão aí as eleições para o Conselho Geral. Pois é, estejam atentos às datas de votação e às listas candidatas pois o nosso curso quase nem tem tido representante no Senado tanto pela falta de votos como pela falta de candidatos, ao que parece, e segundo apurei hoje, este ano haverá uma lista com um coligação CC-CCO.
Por isso estejam atentos às listas e não deixem que os vossos interesses sejam negligenciados por não termos representante.
Que comecem as votações !
Cumprimentos Académicos,
Pocoyo.
CCO, o Blogue !
Tentaremos dar-vos informações relevantes sobre exames e trabalhos; alterações que ocorram no(s) nosso(s) departamento(s) e academia; oportunidades de trabalho, formações e workshops e numa vertente mais lúdica, mas não menos importante, festas académicas (e não só) e como não poderia deixar de ser: sobre a PRAXE !
Contamos obviamente com a vossa colaboração. Sempre que tiverem algo a dizer, comentem, mandem-nos os vossos textos e pensamentos, apurem o vosso sentido crítico.
Esperamos que adiram fortemente a esta iniciativa e que a considerem útil.